terça-feira, 8 de abril de 2008

GTA IV – PS3 – Preview

Novidades incríveis sobre um dos jogos mais esperados dos últimos tempos!


Sem sombra de dúvidas, Grand Theft Auto IV é um dos games mais esperados dos últimos tempos! E por mais que o jogo tenha passado por diversos atrasos, o pouco que a Rockstar demonstrou até então já tem impressionado os mais diversos jogadores, sejam esses fãs da série ou não. Porém, sempre que algo do jogo era visto em público, sempre eram detalhes que a empresa responsável gostaria de mostrar, como uma novidade aqui e outra coisa lá, mas nunca uma oportunidade de ver a função que sempre foi a marca registrada de GTA, a liberdade, nesse caso de jogar ou ver como o jogo realmente funcionará.

Daí a Rockstar liberou o controle para os jornalistas após as mais importantes convenções que já aconteceram nesse início de ano e o que foi visto é de deixar qualquer um de queixo caído! A próxima versão da franquia GTA não será apenas mais uma continuação do que a série já ofereceu em outros tempos, como o que aconteceu com vice City e San Andreas, esse game está muito mais realista, bonito e divertido! Liberty City tem tudo para se tornar “O JOGO”!

Logo de cara, quem tentou fazer loucuras semelhantes às vistas em partidas dos games anteriores de GTA se deu mal! Loucuras no trânsito resultaram em uma batida numa barricada, após uma tentativa frustrada de assalto, que jogou Niko pelo pára-brisa! Depois disso, as pessoas que estavam testando o jogo perceberam que as missões deveriam ser levadas um pouco mais a sério... Tudo era muito novo no tutorial que o jogo trouxe logo de cara. Depois, quando Niko está no meio de seus afazeres para aumentar sua reputação, seu primo Roman liga, contando desesperado uma história sobre caras que querem pegá-lo e vão massacrá-lo. Daí, quando você está no controle de Niko novamente, dentro do carro, é possível perceber o HUD piscando, mostrando um sistema de navegação bem no estilo GPS, ligando seu atual destino ao desesperado primo. No caminho, os desastrados jogadores conseguiram destruir algumas caixas de correio e algumas pessoas (onde é possível ver seus corpos mortos rolando pelo capô do carro, pode?), até que ele chega numa quadra de basquete onde a coisa toda está acontecendo.

Após uma cena cinematográfica que tenta explicar a situação de Roman, você volta a controlar Niko, que está convencido a dar uma surra em certas pessoas. O sistema de combate se demonstra bem mais complexo que nos games anteriores, onde você apenas precisava apertar um botão para desferir os golpes. Agora, cada botão tem uma diferente função, onde você poderá chutar com um botão, socar com outro, dar cabeçadas e bloquear, na ordem que você quiser e precisar. Depois de mandar os malandros passearem, Niko põe o primo em pé, encontramos um tubarão local, conhecido como Darlan, o cobrador, tentando dar no pé! Após seguir o bendito até um armazém, Darlan saca uma faca e parte para cima de Niko!


Foi possível ouvir até o barulho da faca entrando no corpo de Niko! Daí, antes que a barra de life secasse completamente, o jogador apertou rapidamente um botão para poder retirar a faca das mãos do bandido. Após tirar a faca do próprio corpo, Niko acabou dando uma lição em Darlan, matando o maldito com sua própria faca!

Depois disso foi possível ver que o jogador terá total liberdade para explorar as mais diversas missões, com direito a autosaves após cada uma delas, onde foi possível se familiarizar com diversos pontos e acontecimentos de Liberty City. Mesmo assim, onde o jogador poderia ter seguido as regras da boa vizinhança, resolvendo os problemas como Solid Snake faria (ou seja, na surdina.) a pessoa no controle simplesmente não conseguia ficar longe das calçadas (lembrando, ela está no volante!), fazendo com que as pessoas pulassem por suas vidas! Entretanto, nem todos em Liberty City estão prontos para ficar aceitando as loucuras de Niko, mostrando que até existem algumas pessoas corajosas. Um exemplo foi quando o jogador controlando Niko bateu num carro de outra pessoa na rua, onde logo em seguida a pessoa foi saindo do carro para tirar satisfações com Niko. A pessoa controlando Niko também mostrou não ser flor que se cheire, partindo para cima do valentão! Daí, algumas pessoas que por ali passavam e viram a situação partem para cima de Niko, para ajudar o rapaz que teve seu carro atingido por você! O jogador que não era bobo nem nada, percebendo que estava em menor número e ainda sem total prática do sistema de combate não pensou duas vezes, e caiu fora! Pena que ele não conseguiu fugir a tempo, sendo encurralado. Até que ele “tentou” lutar bem, mas levou aquela surra, acordando depois no hospital e saindo de lá com bem menos grana.

Algo bem parecido aconteceu com os policiais: perseguição, belas tentativas de escapadas, mas Niko acabou preso. Porém, foi nesse exato momento que vimos algo nunca visto num game da série GTA, você pode escapar da prisão, mesmo depois de ser pego! É isso mesmo, onde antes você era pego e já era agora é possível reagir para fugir antes que as algemas sejam colocadas caso um policial te prenda a pé. Essa novidade pode acabar sendo muito útil caso você perca o fôlego numa perseguição (isso mesmo, Niko pode acabar ficando sem ar de tanto correr!) e basta esperar uma boa oportunidade para fugir (como um carro que passe no meio da rua no momento em que você estiver escapando das algemas, atrapalhando uma segunda prisão por parte do policial).

Eis que Little Jacob surge em um dos momentos de exploração do jogo. Ele é simplesmente o perfeito tutorial de armas que um jogo pode ter (bem típico e no estilo GTA). No seu jeitão jamaicano, ele te explica tudo o que você quiser saber sobre armas no jogo. Daí ele pega uma arma de dentro de uma caixa num taxi da companhia de seu primo Roman (olha como esse cara ta metido em encrencas até a tampa!), e passa para você. O novo sistema de tiro tem as mais diversas funções, como trava lock-on em inimigos, mira livre e mira em partes específicas do corpo de um adversário. Logo em seguida foi possível ver o jogador aceitar uma missão onde ele levou Little Jacob para pegar “uns caras da pesada”. Não deu outra, enquanto Niko esperava dentro do carro em um beco, as coisas saem erradas e os caras que deveram ser pegos tentam fugir. Sabendo que tudo tinha dado errado, o jogador pisa no acelerador, matando o primeiro e atropelando o segundo, porém deixando o último escapar.


Sabendo que ele tinha estragado tudo, ele volta pela direção por onde tinha vindo, chegando a uma rua completamente repleta de pessoas, onde ele acaba achando o safado fujão! Lá mesmo ele acaba com ele (e alguns outros pedestres que estavam na mesma calçada). Quando ele estava voltando, pensando que a missão estava completa, foi possível perceber que o cara que tinha sido atropelado não estava mais lá. Porém ele é avistado, onde Niko e L. Jacob abrem fogo, e com as opções de mira é possível acertar o inimigo no braço, fazendo com que ele acerte a própria cabeça com um momento de reação ao disparo que o acertou. Assim, é possível ver que o sistema de mira em partes específicas realmente funciona. Da mesma forma que o sistema de mira, onde há um sistema de cobertura, onde você poderá escapar com mais facilidade disparos após se acostumar com o sistema (que também não é complicado.

Assim, fica aquela enorme expectativa para o Lançamento de GTA IV! Enquanto o mês de abril não chega, fique atento, pois a qualquer momento podemos estar de volta com ainda mais novidades sobre esse incrível game!

Plataforma: Playstation 3
Data de Lançamento: 28/04/2008
Distribuída por: Sony Computer Entertainment
Desenvolvida por: Rockstar
Gênero: Corrida
ESRB Rating (censura): Pendente
Nota: 8.5 / 10.0

Fonte dos vídeos: YouTube
Redator: Jeancarlos Silva Mota




Redator: Will
Galeria (divulgação):
GTA IV – PS3 – Preview GTA IV – PS3 – Preview GTA IV – PS3 – Preview GTA IV – PS3 – Preview GTA IV – PS3 – Preview GTA IV – PS3 – Preview

Nenhum comentário: