segunda-feira, 7 de abril de 2008

Visão Geral

O GTA IV se tratará de mundo completamente novo para os GTAs. Tudo no jogo é novo, a engine é nova, a interface a nova, a jogabilidade é nova, só o que continua é o estilo de jogo, que deixa você controlando um criminoso afundado em problemas.

O avanço do GTA San Andreas para o GTA IV é muito mais revolucionário que o do GTA 2 para o GTA III, é o que afirma a Rockstar, que diz que nunca fora visto um jogo que proporciona tanta liberdade aos jogadores, e tudo com uma incrível realidade, na jogabilidade e nos gráficos, que são muito realistas.

Áudio e Trilha Sonora

O áudio do jogo foi programado sobre uma engina que possiblitará ao jogador ouvir o som da cidade, dos veículos e até dos pássaros sendo afetados por clima, acústica e movimento do jogador. Será possível ouvir as mais diversas frequências e intensidades de som de buzinas. Você inclusive ouvirá o impacto do movimento do tráfego de veículos pelas ruas de Liberty City.

A trilha sonora do jogo contará com artistas dos topos das paradas e estilos musicais bastante ecléticos.

Multiplayer

Esta é a primeira versão de GTA a contar com um Multiplayer próprio, mas não esperem nada do tipo de World of Warcraft nem do estilo de Everquest. Será um modo cooperativo online.

Liberdade dentro e fora de Missões

Este GTA busca dar mais liberdade ao jogador e com isso não vai apresentar uma história de missões tão linear quanto as versões anteriores (que já eram muito menos lineares que a maioria dos jogos).

Celular

Para diminuir ainda mais a diferença entre estar ou não em uma missão, Niko terá um celular, e com ele poderá ligar para fazer missões independente do local onde ele se encontra. O celular aparentemente também contará com uma parte de "Contatos", "Câmera Digital", "Mensagens" e "Agenda", porém essas funções não totalmente confirmadas.

Roubando carros de verdade

No GTA IV não será possível apenas pegar e entrar num carro estacionado para poder dirigir-lo, agora Niko terá que realmente roubar o carro, por exemplo se você for roubar um carro estacionado, dependendo do ângulo que você estiver, Niko irá quebrar o vidro, abrir a porta, entrar no carro e ainda terá que fazer uma ligação direta para poder sair com o carro por aí.

Outra característica interessante dos carros é que agora você poderá utilizar o porta-malas para guardar objetos.

Engine Física

Ultimamente a característica que torna um jogo o mais perto da realidade e naturalidade é a utilizar Engine Física, e no caso do GTA IV não poderia ser diferente. Agora você não terá que aguentar durante todo o jogo aquelas mesmas animações para todo tipo de ação, agora todo movimento e toda interação com o cenário será baseada sobre a engine física, e não sobre animações prontas. A engine física dá movimentos mais reais e naturais ao jogo, assim a jogabilidade é mais suave e menos cansativa, além de proporcioar uma experiência visual muito melhor.

Sem carregamentos durante o jogo

Não haverá carregamentos (loadings) durante o jogo, nem para entrar e sair de interiores. Somente haverá o clássico carregamento inicial, que ainda não se sabe quanto tempo durará.

Interiores sofisticados

Desta vez os interiores do jogo serão de verdade, como já dito não será necessário carregamento para entrar e sair de ambientes internos. Niko inclusive poderá ver as pessoas dentro de um restaurante por exemplo, e elas poderão entrar e sair do ambiente (o que não acontecia nas versões anteriores) e também será possível que Niko intereja com os objetos dentro do ambiente, como por exemplo arrobar portas, quebrar janelas, subir para o telhado e fugir por lá, subir escadas de incêndio, etc.

Nomes para as ruas

Para tornar ainda mais incrível o nível de detalhe do jogo, todo e qualquer rua do jogo terá um nome, como acontece nas cidades reais.

Meios de Transporte

Apesar de se saber desde o início que o GTA IV não conteria aviões para pilotagem, o jogo terá um aeroporto, e Niko poderá pilotar Helicópteros, dirigir Carros e Motos, também haverá Barcos. O motivo principal para não haver aviões é que o mapa não ser tão grande como no San Andreas, e também porque iria tirar um pouco da graça do jogo, já que a cidade é tão detalhada, o interessante é percorrer as ruas e interagir com Liberty City, ao invés de somente sobrevoa-la de ponto a ponto.

Niko também contará com o transporte público de Liberty City, haverá horários predefinidos de ônibus e trem.

Mira e Combate

Ao mirar a câmera irá se posicionar em cima do ombro de Niko, será possível travar a mira em um alvo e se movimentar lateralmente para diminuir a chance de ser atingido.

O combate corpo a corpo será muito mais natural do que nas versões anteriores.

Escalando

Niko poderá escalar praticamente qualquer obstáculo, ele poderá se agarrar em postes, subir em caixas, muros, escadas, etc.

Vestuário

Mais uma vez será possível trocar de roupa, mas as opções de comer, malhar e mudar características físicas de Niko não estarão disponíveis.

Dano causado por tiros

O dano causado por tiros em veículos e outros objetos será realista. Os tiros dados seja no parabrisa ou na lateral do carro terão efeitos diferentes e causarão um impacto diferente dependendo do local onde atingir. Você poderá inclusive destruir diversas partes do cenário e até dos prédios. Como todo o resto do jogo, as explosões serão mais realistas também causarão dano de acordo com a proximidade entre a explosão eo alvo.

Novas câmeras

Haverá uma câmera para visualizar o carro por dentro e também diversas outras câmeras para facilitar a direção, além de espelhos retovisores em tempo real.

Nenhum comentário: