segunda-feira, 7 de abril de 2008

Rockstar divulga correção para GTA: San Andreas

Empresa cria website para distribuir atualização, impedindo que modificações de terceiros liberem imagens polêmicas de sexo durante o game.

A Rockstar divulgou uma correção para Grand Theft Auto: San Andreas, eliminando as polêmicas cenas de sexo descobertas no início de junho por programadores fãs do game. A partir de agora, as modificações que desbloqueavam as curiosas imagens não farão mais efeito durante o jogo.

A empresa criou nesta quarta-feira (10/08) um website específico para distribuir a atualização que anula os efeitos da modificação, batizada pelos internautas de "Hot Coffee".

No site nomorehotcoffee.com, a Rockstar explica também como os jogadores podem fazer o teste para provar que seus jogos não têm mais cenas agressivas a um público não-adequado.

Toda a controvérsia teve início no mês de junho, quando entusiastas de GTA descobriram que o jogo escondia cenas onde era possível participar de atos sexuais com o personagem principal do game, o gangster CJ.

Inicialmente, a Rockstar negou que as cenas estivessem previamente incluídas, alegando que "hackers" modificaram os códigos originais do game.

A qualidade gráfica e de produção das cenas, bem como sua perfeita integração com o sistema de pontos do game puseram em dúvida os argumentos da Rockstar, levando senadores norte-americanos (como a ex-primeira-dama Hillary Clinton) a pedir pela proibição do jogo a menores de 18 anos.

Agora, com as atualizações, a Rockstar confessa: "Essas cenas não deveriam ser vistas ou fazer parte da experiência de Grand Theft Auto: San Andreas", explicou a empresa no website.

A rápida resposta da Rockstar quanto ao problema, entretanto, pode não ser suficiente.

Acusada por Hillary Clinton de "roubar a inocência das crianças norte-americanas" e "tornar o papel dos pais cada vez mais difícil", a empresa pode sofrer um processo judicial e passar por investigações da Federal Trade Comission, órgão regulador de mercado nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: